Dando continuidade ao diálogo e a validação de propostas de forma transparente, a Prefeitura se reuniu com o comitê de comerciantes da avenida João César de Oliveira, a fim de esclarecer dúvidas e questionamentos em relação às obras de construção da Estação Cinco, que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM. As intervenções para implantação da estação já estão sendo realizadas. A reunião ocorreu na manhã de sexta-feira (15/7), na sede da Transcon.
Durante a reunião, foi apresentado o projeto que prevê melhorias na mobilidade urbana e mais benefícios para população, reduzindo o tempo entre as viagens, dando mais agilidade e conforto para os usuários que utilizam o transporte coletivo municipal. Além disso, foi apresentado uma perspectiva em relação às obras que já foram entregues e que estão em andamento.
O presidente da Transcon, Marco Antônio Silveira, destacou a importância do encontro e o envolvimento da comissão de comerciantes que fazem parte do entorno da avenida. “Essa reunião possibilitou apresentar o conceito geral do SIM. Nós buscamos mostrar a origem e os benefícios que já foram apropriados, para as pessoas entenderem o contexto. O sistema tem uma história, um conceito e objetivo, priorizando a melhoria do transporte coletivo para as pessoas que não têm opção e o alcance da maioria da população. Em relação ao tempo da viagem e possibilidade de pagamento de uma única tarifa nos deslocamentos, haverá um ganho significativo para todos”.
Para o administrador da Regional Eldorado, José Carlos de Menezes, a perspectiva do comércio em relação ao sistema é favorável e é fundamental propor esse tipo de discussão. “É natural que qualquer obra mexa com o imaginário dos comerciantes e deixa aquela sensação de insegurança. Essa reunião foi muito propositiva e mostrou o avanço da cidade na mobilidade, na acessibilidade e no transporte público, que se discute muito nos últimos anos. E hoje nós constatamos a eficiência do poder público e a transparência, na validação da proposta que envolve os comerciantes de um trecho muito específico".
Um dos diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Contagem e proprietário de uma loja na avenida João César de Oliveira, o empresário Marco Aurélio, comentou sobre o ponto de vista do comércio em relação às intervenções que estão sendo realizadas. “O comércio em si tem a expectativa da modernidade e, com um projeto tão inovador, que em outras cidades funcionou tão bem, a gente entende que nosso cliente vai chegar de uma forma muito mais confortável e com mais rapidez ao comércio. Então temos uma expectativa muito positiva quanto a isso. A Prefeitura está totalmente aberta para gente e isso é muito importante. Como representante da CDL, estaremos aqui em conjunto para fazer da melhor forma possível para a cidade, para os moradores e consumidores”.
Resultados do encontro
Ao final da reunião foi aprovada pelos integrantes da comissão, a proposta para implantação de três faixas, sendo uma exclusiva para o tráfego de ônibus, no sistema operacional Bus Rapid Transit - BRT, uma mista para ônibus e carro, e uma para carros. Essa configuração é somente para a Estação Cinco. Lembrando, que as demais estações continuam de acordo com o projeto já estabelecido.
Também ficou definido que será eleito um representante da comissão dos comerciantes para discutir novas demandas e tratar dos assuntos técnicos junto com a Transcon, Semobs e as equipes envolvidas no acompanhamento dos trabalhos, em relação às possíveis alterações de propostas para estudo, discussão e análise de viabilidade.
Estiveram presentes integrantes da comissão formada pelos comerciantes da avenida João César de Oliveira, representantes do Governo; engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - Semobs; o vice-presidente da TransCon, Leonardo Reis, além de diretores da autarquia e as equipes técnicas responsáveis pela elaboração do SIM.
Os interessados em dar sugestões e tirar dúvidas sobre o andamento das obras, devem entrar em contato com a Semobs pelo telefone (31) 3911-9374. Para acompanhar e saber mais sobre projetos do SIM, entrar em contato com a Transcon, pela central de atendimento 118 ou (31) 3329-3390.
Acompanhe as intervenções de mobilidade no trânsito nas redes sociais, nos portais da Prefeitura e da Transcon.